quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Clarice Lispector...

... A ponto da própria subjetividade entrar em crise.

Chega ser até confortante quando nos deparamos com palavras de pessoas com tanto talento que conseguem exprimir os mais complexos sentimentos e situações através das palavras...

...E é aí que entram as palavras de Clarice Lispector.

Nascida em Chechelnyk, 10 dezemebro de 1920, falecida em 9 de dezembro de 1977 no Rio de Janeiro. Para aqueles que não a conhecem, foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.

Vou deixar aqui alguns fragmentos da escritora, com que me identifiquei hoje...


"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas."


MUDE

Mude,
mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira,
no outro lugar da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair,
Procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,...




"Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada"


"Só o que está morto não muda!
Repito por pura alegria de viver:
A salvação é pelo risco,
Sem o qual a vida não vale a pena!"



Clarice Lispector.

2 comentários:

Amanda disse...

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

Adoro essa frase da Clarice, assim como todos os outros fragmentos que vc citou Van... Acredito que o escritor que usa as palavras mais simples obtém os significados mais completos... Ela é exemplo disso, com certeza.

;)

KeLeBeK disse...

'E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar'.
Clarice Lispector é tudo de bom pra qdo a gente quer explicar pelas palavras de outro o que estamos sentindo...
Van, eu prefiro ter neuras, muitas neuras, e ser beeem esquisita, do que ser amorfa e apática...rs
bjs p vc