terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Hans Beck...

...O pai do Playmobil.


Pequenos bonecos, de três polegadas ou 7,5 cm de altura, com mãos em forma de U, que movem os braços e as pernas (as duas em conjunto), cabelo destacável da cabeça e um sorriso no rosto.

Quem não os traz nas lembranças da infância ou os coleciona até hoje?

Hans Beck, nascido na Turíngia em 6 de maio de 1929 e falecido na sexta feira em 30 de janeiro deste ano aos 79 anos, após um longo período doente , foi o inventor alemão do brinquedo Playmobil.

Filho de pais divorciados e ambos os genitores ao casar novamente fizeram com que Beck tivesse muitos irmãos amis novos, assim aos 10 anos de idade começou a elaborar pequenos brinquedos para divertir seus meio-irmãos.

Durante a II Guerra Mundial, Beck começou a trabalhar como marceneiro, e dedicava-se nas horas vagas à produção de aeromodelos.

Nos anos 1960 foi encontrado pela Geobra Brandstätter como desenhista de novos brinquedos.

A idéia do sistema Playmobil foi desenvolvida após a crise do petrólero de 1973, quando foi necessária uma solução radical para os problemas causados pela alta dos preços dos barris de petrólero. Como na década de 60, a empresa tinha produzido brinquedos de grandes dimensões, que necessitavam de muito material plástico, a alternativa foi criar uma linha de produtos menores, em forma de veículos, que necessitavam de menos matéria-prima. Estes veículos seriam acompanhados por várias figuras básicas de ação, desenhadas apenas para serem complementos dos veículos. Mas Hans Beck acabou por se concentrar nas figuras.


A cabeça das figuras foi desenvolvida com base em desenhos de crianças, nos quais muitas vezes, a cabeça possui grandes dimensões e o nariz é muitas vezes omitido. Tais observações influenciaram o design do original Playmobil de 1974.

25 anos depois de ter lançado sua criação de sucesso os bonecos "Playmobil", Hans Beck aposentou-se.


(Caricatura de Hans Beck com a sua "cria")


Um comentário:

Amanda disse...

Eu nunca tive um Playmobil... Eu brincava com os dos meus primos, mas só quando eles deixavam! =P